Em 2000 assisti, pela primeira vez, uma palestra da Thereza. Desde então, tenho uma grande admiração por essa educadora que, sem exageros, é o maior símbolo da temática Avaliação em nosso país.
Nos ultimos 11 anos, tive o privilégio de ter sido seu aluno (duas vezes) e orientando no mestrado e, confesso, me surpreendi com a sua simplicidade, como ser humano, e com a grandiosa generosidade em ensinar. Sempre disposta a aceitar o novo e a propor desafios aos seus alunos.
Nos ultimos 11 anos, tive o privilégio de ter sido seu aluno (duas vezes) e orientando no mestrado e, confesso, me surpreendi com a sua simplicidade, como ser humano, e com a grandiosa generosidade em ensinar. Sempre disposta a aceitar o novo e a propor desafios aos seus alunos.
Thereza consegue navegar e aplicar, como poucos, as mais diversas correntes, concepções e métodos avaliativos, somando essas a sua longa experiência como avaliadora, a torna referência no cenário (nacional e internacional) da avaliação.
Nascida no Rio de Janeiro, a carioca Thereza traz no coração o amor pelo samba, pelo mar e pela vida. Aliás, o bom humor constante e o amor pela prática docente são marcas dessa grande diva da educação que ministra uma palestra em uma quadra de escola de samba (lotada de professores!) com a mesma empolgação, dedicação e carisma que ministra suas aulas nos cursos de pós-graduação.
Por tudo que acredita e pratica como educadora e avaliadora, Thereza Penna Firme é a nossa primeira personalidade da Educação de Qualidade.
Thereza Penna Firme
Professora, pesquisadora e psicóloga, formada em magistério primário (Instituto de Educação/Rio de Janeiro) e Psicologia Clínica (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio). Obteve Mestrado em Psicologia Educacional (University of Wisconsin, USA), Mestrado em Educação (Stanford University, USA) e Doutorado (Ph.D) em Educação e Psicologia da Criança e do Adolescente (Stanford University, USA).
Como docente, exerceu o magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior, Exercendo, também, cargo de direção do Departamento de Educação (PUC-RJ) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (UFRJ).
Com longa experiência nacional (MEC, CAPES, INEP, Universidades Públicas e Particulares) e internacional (USAID, OEA, BID, BANCO MUNDIAL, UNICEF, PAHO, UNESCO, El Salvador) em Avaliação, é consultora e conferencista junto a instituições públicas, privadas e órgãos nacionais e internacionais.
Atualmente, Thereza desenvolve atividades de ensino, pesquisa e consultoria em avaliação na Fundação Cesgranrio – RJ.
Três presentes:
Mitos na avaliação: diz-se que...*
Avaliação e Aprimoramento Curricular (essa é uma obra rara)
Estive com ela em Recife agora dia 11 de novembro de 2015 ela é ESPETACULAR..aplaudimos -a de pé....
ResponderExcluirEstive com ela em Recife agora dia 11 de novembro de 2015 ela é ESPETACULAR..aplaudimos -a de pé....
ResponderExcluirA presenteei com um livro em um seminário em Capina Grande e gostaria que ela me enviasse um comentário sobre a leitura deste, mas, não tenho contato. moiacelerador@gmail.com
ResponderExcluir