quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Formação de Recursos Humanos para atuar na Saúde (parte I)


Com uma história repleta de contradições e mudanças na legislação educacional, o Brasil manteve, por quase dois séculos, uma difusa relação desagregadora entre formação geral e para o trabalho. Contudo, a exemplo de países como França e Inglaterra, a sociedade brasileira vem construindo nos últimos anos uma nova consciência sobre a necessidade de substituir a velha e ultrapassada concepção de educação propedêutica destinada aos ricos e qualificação para o trabalho designada aos pobres, por uma educação cidadã.

A tendência da educação profissional, na atualidade, aponta para a sinérgica integração entre o preparo do cidadão para o processo produtivo e para a vida em sociedade, requerendo, da escola, um ensino apoiado em sólida base de conhecimento científico e tecnológico associados à formação geral e cultural. Essa articulação, inclusive, deve ser o mote condutor das ações de formação dos profissionais da saúde, em especial os técnicos, agregando em sua formação, além das competências técnicas, atitudes que conduzam esses profissionais a uma humanização da sua prática profissional em saúde.

O link abaixo acessa o artigo: Cenários e situações da formação em saúde no Brasil, de Antenor Amâncio Filho, publicado no Boletim Técnico do SENAC. O autor é uma pessoa que admiro, como ser humano e como pesquisador, que no texto conduz o leitor a uma visão histórica sobre as políticas de formação de RH na área da saúde.

Vale ressaltar que, como o próprio autor expressa em seu texto, “(...) educação e saúde - possuem raízes estruturais comuns e, ainda que operem com lógicas diferentes, visam ambos, em síntese, à constante melhoria da qualidade do viver humano.”

Convido a você, leitor desse Blog, que deseja conhecer mais sobre formação profissional para saúde, a ler esse artigo e outros desse brilhante pesquisador da Fiocruz    

Artigo

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