segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE

O tema educação profissional sempre esteve presente na minha vida, seja como egresso, professor, avaliador ou, mais recentemente, em pesquisa. Por isso, de certa forma, me sinto a vontade para acreditar que essa modalidade de educação é, sem comparações, a mais assertiva para a população, principalmente quando o tema é geração de emprego ou de renda. 

Meu posicionamento, em defender a importância da educação profissional, está estruturado por três pilares:

1) qualifica, rapidamente, jovens e adultos para o exercício de uma profissão - variando o tempo de formação entre 1 e 3 anos (para a educação profissional de nível médio);
2) há uma crescente demanda por egressos de cursos técnicos (com excelentes salários), superando as do nível superior;
3) é a principal oportunidade, para os jovens, de acessar o primeiro emprego.

Além disso, na área da saúde, é uma modalidade de educação que vem se tornando estratégica como suporte na qualidade de vida da população.   

O link, que segue esse texto, é para acessar um artigo apresentado por mim, Mônica Wermelinger e Antenor Amâncio Filho (pesquisadores da FIOCRUZ), no encontro anual da ANPED em 2010.

O artigo  foca as características básicas quantitativas dos cursos técnicos na área da saúde existentes no estado do Rio de Janeiro, mapeando os cursos disponíveis e investigando os perfis das regiões onde estão inseridos; visualizando as possíveis potencialidades para atender, por localidade, a formação de profissionais de saúde. O estudo tem como objetivo, também, fortalecer as possibilidades de construir uma nova forma de responder às demandas dos segmentos da saúde, em especial do SUS.

Esse artigo, rico em dados e informações, provoca uma reflexão sobre o direcionamento dos investimentos públicos na expansão da rede de ensino profissional (em especial a federal) para que, de forma estrategicamente pensada, seja implementada como uma ação que realça a interação entre a educação profissional, o mundo do trabalho e as demandas da sociedade por saúde.

http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT09-6594--Int.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário