segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto de Treinamento - 4 perguntas chaves!

“Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”.  (PROCHONW, 1999)[1]

A definição utilizada por Prochonw, para definir projeto, vem ao encontro do que se deseja de um projeto de curso que visa o treinamento profissional, ou seja, que ele (curso) seja assertivo nos seus objetivos, preciso no delineamento, exeqüível no prazo e no orçamento estabelecido.
Lembrando sempre que um projeto bem estruturado é a referência para um curso bem sucedido.
Contudo, como em qualquer projeto, o essencial é realizar um diagnóstico prévio, identificando a necessidade do curso (treinamento) sob quatro aspectos:
        Utilidade – o treinamento será realmente útil na formação que irá oferecer e nos resultados que poderá gerar para a organização?
        Viabilidade – o treinamento é viável? (legislação, factível, custo x benefício, momento, local, perfil do educando, do educador e da instituição formadora)
        Precisão – o treinamento atenderá as demandas da organização e do profissional? O treinamento está de acordo com o nível de escolaridade, posto e condições de aprendizagem do profissional?
        Ética – o treinamento respeita o profissional e os princípios éticos, morais e de responsabilidade sócio-ambiental da organização?

Responda essas quatros questões antes de começar a desenhar um programa de trienamento para avaliar sua assertividade pois, certamente, você irá poupar muito tempo e recursos. Acredite!


[1] PROCHNOW, Miriam; SCHAFFER, W.B. Pequeno manual para elaboração de projetos. Rio do Sul: Ed. UFRS, 1999.

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