segunda-feira, 1 de abril de 2013

Desenvolvendo um Treinamento - Compreendendo o universo da educação


Para facilitar o nosso processo de ensino e de aprendizagem, devemos definir e refletir um pouco sobre algumas palavras ou termos que, geralmente, causam dúvidas no momento de desenhar um projeto de treinamento. Essas palavras serão utilizadas, com freqüência, durante as próximas postagens.
a)    Ensino
O ensino é a ação e o efeito de ensinar (instruir). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém.
O ensino implica na interação de três elementos: o professor ou docente, o aluno ou discente e o objeto de conhecimento. O professor é a referência do conhecimento e atua como mediador entre a informação e o estudante. Este, por sua vez, é, de forma interativa e integrada com o docente, o receptor e criador ilimitado do conhecimento. Sob esta perspectiva, o processo de ensino é a construção do conhecimento pelo estudante, através de diversos meios e técnicas.
A aprendizagem como construção do conhecimento baseia-se, principalmente, na capacidade de percepção/atenção do educando.
Aulas expositivas, apoio com textos e as técnicas de participação e de debates entre os estudantes são alguns exemplos de formas em que se materializa a relação entre os processos de ensino e de aprendizagem.
b)    Aprendizagem
A aprendizagem é um processo individual de aquisição e modificação de competências, habilidades, conhecimentos, atitudes ou valores. Esse processo produz mudanças no indivíduo por intermédio da interiorização, reflexão e compreensão, por exemplo, de informações, dados, hábitos e culturas em que cada um tem acesso ou está inserido.
De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque, centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente por todos que participam do processo. 
Não existe uma forma padrão de aprender, por essa razão a grande importância da pessoa do professor que, se atento e competente, perceberá qual a melhor forma e recursos serão necessários para ensinar.
Cabe ao educador considerar o perfil dos seus alunos e se adequar para melhor conduzir o processo de aprendizagem, utilizando, quando necessário, as diferentes formas de apresentar o conteúdo - falando ou lendo (mais auditivo); escrevendo, desenhando, mostrando figuras, filmes, etc (mais visual); relacionando fatos, ênfase na prática, nas relações da vida diária etc.
O docente deve ajustar as diferentes formas de ensinar e de trabalhar com os seus alunos (organização de grupos, trabalho individual), sempre lembrando que a aprendizagem humana está relacionada à educação e ao desenvolvimento pessoal. Consequentemente, deverá ser devidamente orientada, sendo favorecida quando o indivíduo está motivado.
“Diz-me e eu esqueço, ensina-me e eu recordo, envolve-me e eu aprendo.”
Benjamin Franklin

c)    Métodos de ensino e aprendizagem
A melhor forma de entendermos o que significa métodos de ensino e de aprendizagem é considerar o método como sendo um caminho ou via que conduz uma pessoa à aprendizagem. São procedimentos, técnicos e científicos, de ordem didático-pedagógica, que viabilizam a construção sistematizada do conhecimento.
O método mais adequado de ensino tem uma relação direta com o perfil do aluno, ou seja, o método mais assertivo é aquele que propicia ao aluno aprender de maneira eficiente.
Geralmente, a idade, o nível de escolaridade, o tipo de trabalho desenvolvido pelo aluno, o tipo de treinamento requerido, o tempo disponível para o treinamento, o ambiente, os recursos físicos/equipamentos disponíveis e o tema do treinamento são alguns dos elementos que definem o método (ou métodos) e abordagem mais adequados.
Exemplos:
- Método expositivo - Este método, também designado de dedutivo, é o método segundo o qual o professor apresenta conceitos, princípios, deduções ou afirmações, a partir dos quais são tiradas conclusões ou conseqüências são medidas. Quase sempre é o professor a tirar as conclusões, mas podem ser os alunos.
- Aprendizagem pela descoberta guiada em ambientes de simulação – é um método de ensino que utiliza a simulação guiada como uma forma de estimular a construção do conhecimento pelo aluno.
- Aprendizagem baseada no Estudo de Caso - é um método de ensino muito útil para aprender um determinado assunto através da análise de problemas.
d)    Curso
Um curso tem como objetivo transformar ideais e aspirações em ações concretas que possam aproveitar oportunidades, solucionar problemas, atender a demandas sociais ou de determinado grupo. Para isso, o seu projeto deve apresentar um conjunto de informações necessárias para viabilizar a sua execução, num determinado período de tempo e de orçamento, demonstrando seu mérito, na constituição, e relevância, nos resultados esperados.
e)    Treinamento
O treinamento é um processo de ensino, institucionalizado ou não, que visa disseminar informações e/ou adaptar profissionais para o exercício de determinada função, ou para a execução de tarefa específica, em determinada empresa. Consiste na utilização de um conjunto de recursos provenientes da pedagogia e psicologia, objetivando a aprendizagem de novas respostas a situações específicas. 
Um treinamento poderá ser elaborado levando em consideração, entre outros, os seguintes fatores:
- disseminar a cultura da empresa e seus produtos (organizacional);
- melhorar o relacionamento entre os profissionais e com os clientes, minimizando possíveis problemas que poderão surgir (comportamental);
- desenvolver competências e habilidades profissionais (técnico);
- preparar para nova função;
- aumentar a performance do profissional;
- aumentar satisfação do profissional;
- manter a atualização contínua e
- estimular à inovação

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