segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O USO DOS INDICADORES NO CAMPO EDUCACIONAL

Indicadores são definidos como sendo "um conjunto comparável de informação que permita o diagnóstico da situação em estudo, seja ela global ou parcial" (BRASIL, 1994, p.15). São mecanismos que auxiliam a avaliação e controle dos resultados ou desempenho de uma ação que se quer medir. Eles possibilitam, por meio do levantamento de dados e informações, por exemplo, avaliar o progresso alcançado a partir dos resultados obtidos com a implantação de programas de melhoria da qualidade de uma instituição. Eles revelam aspectos de determinada realidade através das prováveis variações.
Os indicadores, no contexto avaliativo, constituem o referencial básico e imprescindível para garantir uma dimensão que seja, ao mesmo tempo, particular e comparável entre os processos. Essa propriedade, de articular-se, transcende o momento avaliativo e assegura, quando os indicadores são bem construídos, a sua confiabilidade e referência.
As análises que os indicadores proporcionam podem ser realizadas sob vários ângulos, demonstrando especificamente o comportamento de um segmento e/ou da instituição como um todo.
A definição de indicadores úteis e precisos, com a finalidade analisar os processos e produzir melhorias, representa um avanço estratégico na consolidação de uma cultura avaliativa no âmbito das instituições de ensino. São os primeiros passos rumo à qualidade educacional que, do ponto de vista institucional, se baseia na construção e agregação de valores aos serviços por elas (instituições) prestados. Assim como, para o seu pleno êxito, é fundamental a habilidade política do gestor ao traçar e implementar o processo avaliativo que, consequentemente, organizará os propósitos e procedimentos para construir melhorias constantes em sua instituição.
Assim, se o gestor de uma instituição de educação se limitar somente aos índices de desempenho comparativo com outras instituições e ignorar a opinião da comunidade, perderá a visão sistêmica do contexto onde a sua instituição está inserida e a quem os seus Cursos servem.
O texto que segue no link, de Ruben Klein (meu ex-professor, mas eterno mestre) e Nilma Fontanive, apresenta, além de uma breve descrição do Saeb, uma visão sobre a importância das metas e de indicadores na construção de melhorias na qualidade do ensino no Brasil.

Anderson Boanafina
Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2011.

ALGUNS INDICADORES EDUCACIONAIS DE QUALIDADE NO BRASIL DE HOJE  http://www.seade.gov.br/produtos/spp/v23n01/v23n01_02.pdf

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