quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

COMO ESCOLHER UMA ESCOLA DE QUALIDADE?

Muitos alunos e amigos me questionam, principalmente nessa época do ano, sobre como saber se uma escola é ou não de boa qualidade.

Para tentar ajudar, de uma forma bem ampla e genérica, montei um pequeno Checklist, adaptando os indicadores de qualidade da Educação Infantil (MEC) para ser usado em qualquer segmento (Ed. Infantil, Ensino Fundamental ou Médio). Segue, no link, o material completo (http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/indicadores-EI.pdf)


Checklist


1 – A instituição está regularmente registrada com CNPJ e Parecer de Autorização (Conselho Estadual de Educação, Conselho Municipal de Educação ou Conselho Federal de Educação)?

2 – A instituição possui uma Proposta pedagógica consolidada em forma de documento e conhecida por todos?

3 – A instituição possui um planejamento anual visando o acompanhamento e a avaliação dos seus alunos, professores e equipe técnico-administrativo?

4 - Na prática de planejamento e da avaliação, cria-se condições para que os alunos também possam manifestar suas opiniões?

5 -  A instituição possui documentação organizada sobre os alunos, como ficha de matrícula, cópia da certidão de nascimento, cartão de vacinação e histórico de saúde?

6 - As professoras apoiam os alunos na conquista da autonomia para a realização?

7 - As professoras realizam atividades com os alunos nos quais os saberes das famílias são considerados e valorizados?

8 - As professoras criam oportunidades prazerosas para os alunos construírem novos conhecimentos?

9 - As professoras e demais profissionais chamam os alunos pelos seus nomes?

10 – Os alunos com deficiência recebem atendimento educacional especializado quando necessitam?

11 - As professoras e demais profissionais acolhem as propostas, invenções e descobertas dos alunos incorporando-as como parte da programação sempre que possível (feiras de ciências, eventos culturais..)?

12 - A instituição dispõe de um cardápio nutricional variado e rico que atenda às necessidades das crianças, inclusive daquelas que necessitam de dietas especiais (no caso de oferta de alimentação no local)?

13 - São tomados os cuidados necessários com a limpeza e com a higiene nos espaços físicos da Instituição e nos seus funcionários?

14 - As tomadas elétricas estão colocadas no alto das paredes e possuem tampas protetoras seguras?

15 - A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura dos alunos e evitar acidentes?

16 - A instituição tem procedimentos, preestabelecidos e conhecidos por todos, que devem ser tomados em caso de acidentes?

17- Há espaço organizado para a leitura, como biblioteca ou cantinho de leitura, equipado com estantes, livros, revistas e outros materiais acessíveis aos alunos e em quantidade suficiente?

18 - Os espaços e equipamentos são acessíveis para acolher as crianças com
deficiência, de acordo com o Decreto-Lei nº 5.296/2004 ?

19 - Há bebedouros, vasos sanitários, pias e chuveiros em número suficiente e
acessíveis aos alunos?

20 - Há mobiliários, equipamentos e acessibilidade para alunos com deficiência?

21 - Há diversidade e quantidade de material pedagógico suficiente para atender aos alunos, de acordo com as faixas etárias?

22 - Os professores têm, no mínimo, a habilitação necessária a disciplina que leciona?

23 - A Instituição possui uma equipe de pedagógica (supervisão e orientação educacional) devidamente habilitada?

24 - A Instituição possui um programa de formação continuada que possibilita que os professores planejem, avaliem, aprimorem seus registros e reorientem suas práticas pedagógicas?

25 - Os professores são remuneradas, no mínimo, de acordo com o piso salarial nacional do magistério?

26 - A Instituição conhece e implementa procedimentos que visam prevenir problemas de saúde das professoras e demais profissionais?

27 - Os familiares sentem-se bem recebidos, acolhidos e tratados com respeito na Instituição, inclusive em seu contato inicial?

28 -  Os professores e demais profissionais sentem-se respeitados pelos familiares e pela equipe da escola?

29 – É garantido o direito das famílias de acompanhar as vivências e produções dos alunos?

30 – Os alunos possuem seguro escolar?

31 – Outros pais de alunos indicam a escola?

32 – Qual é o IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) da escola?

Esses são apenas alguns elementos, mas se as respostas forem negativas ou a equipe da escola não fornecer respostas, sugiro que reconsiderem a escolha e visitem outras escolas, pois oferecer Ballet, Judô, Acesso à informática ou ter um lindo parque ou quadra de esportes, infelizmente, não garante a qualidade do ensino.

Anderson Boanafina

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário