sexta-feira, 21 de junho de 2013

Protesto: Uma forma de manifestação do Inconsciente Coletivo

Assistindo os agrupamentos de pessoas em diversas cidades do país solicitando mudanças, me vem à mente o conceito de Inconsciente Coletivo.

Jung diz que o inconsciente coletivo é a herança que recebemos das experiências dos nossos ancestrais, sendo a perpetuação de todos os povos e de todas as épocas da humanidade. Jung compara o inconsciente coletivo ao ar, ou seja, é o mesmo em todo o lugar sendo respirado por todos, mas, não pertence a ninguém.

O ar que os manifestantes do bem estão respirando é o da ética. E a herança dos nossos ancestrais que buscavam fundamentar suas ações por valores morais e princípios guiados por ideais como o da liberdade.

Muito provavelmente, boa parte dos manifestantes não estão, conscientemente, lembrando de Jean-Jacques Rousseau, o autor de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), mas, certamente, os ideais que inspirou Rousseau também está inspirando esses jovens.  Aliás, vale a pena ler o livro O Contrato Social, de Rousseau.


“Mesmo quando cada um de nós pudesse alienar-se não poderia alienar a seus filhos: eles nascem homens e livres, sua liberdade lhes pertence e ninguém, senão eles, podem dispor dela.“  (Rousseau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário