terça-feira, 25 de junho de 2013

A Pedagogia de Jesus - Por uma educação de qualidade

Educar significa para o educador uma oportunidade de ensinar o que sabe e, também, de aprender algo a mais com o seu educando. É uma troca que visa o enriquecimento de ambos.
Jesus ao “educar” seus seguidores, aprendia mais sobre a natureza humana, os desafios da encarnação e, especialmente, os sofrimentos do corpo e da alma.  Sua imersão em uma sociedade endurecida pelos erros e pela ausência de conduta moral e espiritual elevada O fez aprender sobre as emoções e as fraquezas humanas. Como descreve S. D. Gordon: "Jesus tinha já feito antes de fazer, viveu aquilo que depois ensinou, viveu tudo antes de ensinar, e viveu tudo bem mais do que pôde ensinar." Ele nos ensinou que toda aprendizagem conduz o ser humano à harmonia consigo próprio, com o próximo e com Deus.
Suas lições eram dadas, muitas vezes, por parábolas (ex.: Parábola do Semeador.  (Mt.13:10-23) ou Do joio  (Mt. 13:24-30)), preleções (Sermão do Monte   (Mt. 5)) ou ilustração (Olhai os lírios do campo... (Lc.12:27)). Dessa forma, Jesus buscava identificar e estimular em cada criatura a oportunidade de encontrar seus próprios valores de crescimento rumo da perfeição. Para Ele, o erro é uma parte do processo de aprendizagem e deve ser transformado em estímulo para o crescimento moral e evolução do espírito.
Quando encarnado, as lições de Jesus aos seus seguidores sugerem a linha do pragmatismo filosófico, ou seja, suas reflexões eram, geralmente, sobre situações reais e encontravam aplicação direta, porém, exigia do aprendiz o empenho (esforço) de querer aprender. A pedagogia de Jesus tem a premissa de que a aprendizagem deve se basear na descoberta pessoal, concreta, a partir da busca e da reflexão em profundidade sobre o que é, de fato, o verdadeiro conhecimento.
A Fé deve ser o fio condutor ao Conhecimento, à Luz e a Verdade. Cristo nos ensina que o educador deve ensinar pelo Amor que tem pela verdade e pelo próximo, consequentemente, deve conduzir seu aprendiz a refletir e questionar tudo visando, essencialmente, sua emancipação física e espiritual. Cabe ao educador ensinar que o conhecimento é a chave que liberta o ser humano das pesadas correntes da ignorância e da submissão.
Mesmo os Espíritos evoluídos ensinam (e aprendem) por intermédio do Amor, sendo a caridade um instrumento de guia e de ajuda aos encarnados e desencarnados que buscam o conhecimento, a verdade e a Luz para seguir na senda da evolução. Assim como Jesus, os irmãos espirituais ensinam, também, através do Exemplo, da Fé, de Ações e da Abnegação. Esses, inclusive, são os grandes desafios aos educadores encarnados – ensinar, pelo exemplo, alcançar a Libertação.
Como dizem, aprendemos pelo amor ou pela dor. A Fé que nos move ao conhecimento e dita o ritmo dos ensinamentos é a mesma que pode nos aprisionar nos medos e nas superstições. Cabe a cada um ter ouvidos e querer ouvir e coração para desejar sentir o seu instinto natural de evolução.
A criança para aprender necessita de paz, de amor e da verdade. Ela tem o desejo natural de aprender e precisa sentir confiança e ter a fé naquele que ensina. Não esqueçamos que somos ao mesmo tempo, por natureza, educadores e aprendizes natos e que Deus, como Criador, concebe a cada um de nós o dom de construir a felicidade na vida eterna, mas alerta que ela inicia-se na construção do Reino de Deus na vida terrena, através do cumprimento da Lei de Amor, Justiça e Caridade, aliando razão e emoção a serviço da busca pela perfeição e pelo conhecimento.
Em sua pedagogia Cristo nos instrui a ensinar pela caridade, como espírito, e pelo Amor como ser encarnado. A união dessas duas vias está centrada na inter-relação pessoal, na construção coletiva dos ideais de fraternidade que deve conduzir a reflexão de que nossos atos do cotidiano são contabilizados perante a Justiça Divina.
Somos educadores! Independentemente da profissão que escolhemos na vida de encarnados, a nossa missão como pai, filho, irmão e cidadão é de educar, principalmente pelo exemplo.
Nossos filhos são nossos alunos. Quando recebemos a missão divina de ser pai ou mãe, recebemos a oportunidade de crescer como espírito. Educando nossos filhos, guiando seus passos na senda da verdade, da fé e do amor, estaremos cumprindo a vontade de Deus. Lembrando as palavras do Mestre, “Em verdade vos afirmo que tudo que o fizestes a um destes pequeninos, a mim o fizestes.”  (Mt.25:40)
Como já mencionamos antes, ao educar aprendemos e ao aprender ensinamos. Assim como filhos que recebem as lições dos seus pais têm o livre arbítrio para guiar seus próprios passos, aos pais competem aprender com seus filhos a ser mais humano, tolerante e caridoso. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz: eu as conheço e elas me seguem.” (Jo. 10:27)
Podemos afirmar que a Pedagogia de Jesus é definida por uma única palavra: AMOR. E que seus fundamentos estão consolidados pela caridade, coerência e o modo de ser do Mestre, que são igualmente elementos favorecedores da aprendizagem.
“Nisso todos reconhecerão que vós sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.”  (Jo.13:35)
Por fim, devemos lembrar-nos das lições do Evangelho Segundo o Espiritismo quando ensina a função de ser humano no Planeta Terra.
 “Compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro.(...)” (p. 302- grifo nosso)

Que Deus nos abençoe com a Sua Paz e Harmonia!

Rio de Janeiro, 05 de janeiro de 2013.

Anderson Boanafina  

Nenhum comentário:

Postar um comentário