quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ENEM não é um indicador de qualidade do Ensino Médio

Indicadores são definidos como sendo "um conjunto comparável de informação que permita o diagnóstico da situação em estudo, seja ela global ou parcial" (BRASIL, 1994, p.15)[1]. São mecanismos que auxiliam a avaliação e controle dos resultados ou desempenho de uma ação que se quer medir. Possibilitando, por meio do levantamento de dados e informações, por exemplo, avaliar o progresso alcançado a partir dos resultados obtidos com a implantação de programas de melhoria da qualidade de uma instituição. Eles revelam e qualificam aspectos de determinada realidade através das prováveis variações.
O desafio na construção de indicadores está em tê-los como retrato de uma determinada situação de uma maneira simples, apesar da incerteza e da complexidade que muitas vezes os envolvem. Considerando que, para serem considerados validos, segundo Jannuzzi (2002)[2], “(...)é preciso garantir que exista, de fato, uma relação recíproca entre indicando (conceito) e os indicadores propostos (...)” (p.54).
Dessa forma, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) não pode ser considerado um Indicador da qualidade do ensino ministrado em uma determinada instituição, especialmente por ele não ter essa finalidade. Assim, o famoso “ranking” criado pela mídia é falso (veja a reportagem no link), considerando que muitas escolas de ensino médio estão montando turmas especiais, chamadas “pré-enem”, para preparar alunos com o único objetivo de elevar o desempenho da instituição. Isso não é educação de qualidade, isso é maquiagem.
O ENEM é um instrumento de avaliação individual (uma prova) que considera o nível de proficiência que o aluno adquiriu durante toda a sua vida, inclusive na escola. Desta forma, o ENEM é uma avaliação centrada nas competências e habilidades individuais de forma contextualizada, conseqüentemente, passa tanto pelo conhecimento adquirido desde o ensino fundamental até os jornais e livros que lê, as visitas aos museus e as notícias que ouve.
Se você deseja que seu filho tenha um bom desempenho no ENEM, escolha uma escola (desde o ensino fundamental) com uma boa proposta pedagogia de formação reflexiva, incentive a leitura, visite museus e debate com ele temas relevantes para a sociedade.  
Anderson Boanafina
Procon afirma que escola distorce dados do ranking do Enem 2011Leia mais sobre esse assunto em: http://oglobo.globo.com/vestibular/procon-afirma-que-escola-distorce-dados-do-ranking-do-enem-2011-6947549#ixzz2EMbR6w54

[1] BRASIL - Programa de avaliação institucional das universidades brasileiras: SESu, 1994.
[2] JANNUZZI, Paulo de Martinho - Indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas Revista Brasileira de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.36(1):51-72, jan/fev 2002

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