A concepção de Educação Profissional mudou e estamos vivenciando sua expansão, a partir das políticas e programas de formação e qualificação profissional!
E a qualidade na formação desses profissionais(especialmente da saúde)? Será que estamos formando mais e, também, melhor?
Estudo (1) realizado comparando a ocorrência de erros nos anos de 2003 e 2007, em um hospital universitário brasileiro localizado em Fortaleza (Ceará), identificou:
n Na média, a cada 1.000 itens prescritos foram identificados 292,5 erros.
n Erros mais comuns:
a) falta de dados na prescrição;
b) erros no preenchimento de prontuários;
c) falta (ilegível) de assinaturas e especificações;
d) erros de prescrição, de manipulação e administração de medicamentos;
e) procedimentos inapropriados ou técnicas inadequadas na administração de medicamentos.
Outra pesquisa (2), agora realizada na Unidade de clínica médica de um hospital universitário localizado na cidade de Ribeirão Preto-SP, revela um quadro semelhante.
n Os dados foram coletados por período de 30 dias.
n No total de 821 doses de medicamentos administrados, 70 doses continham 74 erros de medicação, ou seja, havia doses com a ocorrência de mais de um erro em sua administração.
n Erros mais frequentes:
a) erros de dose (24,3%);
b) erros de horário (22,9%);
c) uso de medicamentos não autorizados (13,5%).
Esses dados demonstram o quanto ainda é necessário a formulação e revisão de políticas, nas três esferas de governo, e de implementação de ações colaborativas entre os entes da federação, visando a formação de jovens e a qualificação de trabalhadores.
O movimento de expansão da educação profissional, contudo, não pode provocar distorções na oferta, ou seja, quantidade não significa abrir mão da qualidade, seja na concepção ou na metodologia educacional. Consequentemente, o projeto é de formação cidadã; e não somente de trabalhadores.
Anderson Boanafina
(1) Artigo: Erros de prescrição de medicamentos em um hospital brasileiro . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ramb/v57n3/v57n3a13.pdf. Acesso em: 30 de nov. 2012.
(2) Artigo: Análise de causa raiz: avaliação de erros de medicação em um hospital universitário Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n1/a20v44n1.pdf. Acesso em: 29 de nov. 2012.
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