sexta-feira, 16 de março de 2012

BRASIL ENTRE AS 100 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

Sinceramente, não sei se choro por somente termos uma (USP) ou se fico feliz por, pelo menos, termos uma Universidade na lista das TOP 100 do Mundo (Top Universities by Reputation 2012).

A pesquisa, realizada pela Thomson Reuters, solicitou a 31 mil pesquisadores (de 149 países) que identificassem quais seriam as universidades com maior relevância no ensino e na pesquisa em seu campo de atuação (ver resultado no link). No resultado a USP aparece entre as posições 61-70 (de 100). Se valer como consolo, o Brasil é o único país da América do Sul e Central e de língua portuguesa a aparecer no ranking.

Contudo, para uma Nação que buscar ser uma grande potencia mundial, ter apenas uma Universidade no ranking (esqueçamos as questões políticas que podem envolver a escolha) é muito pouco, pois uma educação de qualidade se constrói com docentes e pesquisadores formados por docentes e pesquisadores de excelência que ministrem cursos de excelência em Universidades de excelência.

Investimentos nas áreas de ensino, ciência e tecnologia e em pesquisa não podem “sofrer” cortes ou contingência (nome mais bonitinho para o corte), ao contrário, saúde, educação e pesquisa deveriam ter prioridade na execução do orçamento, pois a cada ano estamos perdendo milhares de potenciais Prêmios Nobel para o ostracismo, no sentido de isolamento, do mundo acadêmico.

Anderson Boanafina
Rio, 15/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário