quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE.

Um dos grandes desafios da educação, no atual momento histórico, não se refere a sua capacidade de produzir, reproduzir ou transmitir informações, mas sim, reconhecer o que é importante ensinar e, de fato, como utilizar a informação para gerar conhecimento. Nessa perspectiva, uma atenção especial no desenvolvimento de material didático para uso em cursos na modalidade de educação a distância – EAD assume uma função estratégica para o alcance dos seus objetivos, principalmente quando o curso buscar promover a formação de profissionais da saúde que, longe dos grandes centros ou por falta de tempo, não possuem condições de acesso ou de horário para frequentar cursos presenciais.

Como ponto referencial para a área da saúde, o material didático deve atender os princípios basais de uma pedagogia que considere o aluno como o centro do processo de aprendizagem, mesclando o uso de recursos didáticos, como textos, vídeos e acesso a bibliotecas e ambientes virtuais, com a interação de tutores preparados para articular formação com informações complementares, ou seja, um material onde co-existam uma estrutura básica e as especificidades regionais.

Em outras palavras, não se pode separar forma de conteúdo. O objetivo deve ser o de preparar material didático integrando o conteúdo à tecnologia, às estratégias de aprendizagem com as de ensino. Desta forma, ampliando o acesso à formação de qualidade, a qualificação de profissionais ganha mais capilaridade atendendo as demandas do SUS por recursos humanos aptos a interagir em situações locais, sem perder o foco no global.

Agora surge a grande questão: nós, docentes da área da saúde, estamos preparados para desenvolver material ou interagir com essa modalidade de educação (EaD)?  

O link a seguir é de um artigo onde a autora (Marluce Alves Nunes Oliveira) provoca, como ela mesmo define, uma reflexão sobre a importância da Educação Permanente em Saúde (EPS) na promoção do processo de mudança nos docentes .

Nosso dever como professor é, além da permanente atualização, compreender e incorporar na nossa prática docente as novas mídias como ferramentas. Caso isso não ocorra, seremos socialmente classificados como docentes obsoletos. Você já pensou nisso?

Anderson Boanafina

Rio de Janeiro, 04 de Janeiro de 2012 

Link Artigo: Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios

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